segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Segunda Dose de HP - Terror Psicológico

A CÂMARA SECRETA FOI ABERTA. INIMIGOS DO HERDEIRO, CUIDADO.

JK Rowling consegue ser genial mais uma vez em livros policiais. Não, pera! Harry Potter é um livro infanto-juvenil... mas com terror psicológico... pra assustar criancinhas. Confuso?
O terror psicológico é um gênero que não precisa de um elemento que cause repulsa no leitor (zumbi, monstro sem cabeça, Samara), ele só precisa de, com sutileza, encaixar elementos que perturbem a mente dos personagens e aflorem a vulnerabilidade deles para que fique aquela torta de climão. E JK não poupa esforços em causar terror em Hogwarts.
Enquanto pessoas que foram petrificadas começam a aparecer nos corredores da Escola de Magia e Bruxaria e uma pichação acompanha o primeiro evento. A pichação diz que os inimigos de herdeiro de Slytherin
Um fato ainda piora a tensão em Hogwarts, nenhum professor é capaz de abrir a Câmara Secreta e muito menos encontrá-la. Dumbledore, principalmente, está na lista de incapazes. Enquadrar-se nesse cenário já dá arrepios e as coisas pioram.
Harry, Rony e Hermione, nessas idas e vindas ao banheiro interditado da Murta que Geme, encontram um diário. O tal diário de Tom Riddle que tem a capacidade que "falar" com quem possuísse o diário. Se não for terror psicológico o que Riddle faz com Gina Weasley, algo de errado não está certo.
Riddle persuadiu Gina se valendo da baixa auto-estima dela e reduz quase a pó o pouco que tinha. A caçula Weasley vai se afastando à medida que Voldemort ganha a confiança dela. Como ele força ela a cometer crimes beira o desumano.
JK Rowling conseguiu aplicar profundidade enorme ao tema com leveza impressionante. A situação chegou a me lembrar do Massacre de Realengo. Embora as ocasiões tenham origens diferentes, imagina o peso do que é ter um atirador na sua escola e ouvir e ver pessoas morrendo na sala ao lado ou na sua sala.
É ótimo ver como os livros de ficção são capazes de abrir discussões sem nenhuma pretensão. O que me deixa reiterar que toda criança deveria ler Harry Potter. Pelos dois livros que li, JK Rowling conseguiu transmitir mensagens diferentes, com uma narrativa policial leve e em um universo encantador.
Vou tentar postar pelo menos um desses textos de HP por mês porque eu estou lendo-os pela primeira vez. Espero que vocês leiam sobre os 7 livros até o início do segundo semestre, se eu interromper o espaço entre um livro e outro por um livro em dívida.
Aguardem o Prisioneiro de Azkaban.
E até segunda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário