segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Livros antes de morrer

Enquanto começava a assistir "Penny Dreadful", de John Logan e com atuações brilhantes de Eva Green, Timothy Dalton e Harry Treadaway, eu percebi que não li nenhum dos livros que fazem parte do crossover vitoriano que é a série. Então eu pensei em falar sobre os livros que inspiraram "Penny Dreadful", que são os famosos clássicos do terror: "Drácula", de Bram Stocker, "Frankenstein", de Mary Shelley, e outros livros. Depois disso, pensei: "Não vou falar sobre isso não! Vou falar sobre livros da literatura que eu acho que tenho que ler." Daí eu vou citar 7 livros para ler antes de morrer.

Essa "tag" não tem nada a ver com os vídeos da Isabella Lubrano do canal "Ler Antes de Morrer".

1. O Cortiço - Aluísio Azevedo

Esse livro foi sugerido pela equipe de Literatura do colégio que eu estudava, mas eu li só pedaço do livro, embora eu goste das características do estilo de época (O Naturalismo).
"O Cortiço" é a principal obra do Naturalismo e conta as histórias e casos dos moradores de um cortiço que foi criado pelo comerciante português João Romão. Aqui vai a sinpose do exemplar que eu tenho:

"O cotidiano miserável de uma habitação coletiva em fins do século passado[retrasado - século XIX], apresentado com uma objetividade implacável, é o centro da trama de O Cortiço. Obra máxima de Aluísio Azevedo, este romance representa a maturidade de um escritor preocupado em registrar e analisar à luz da Ciência as mazelas da sociedade brasileira."

Espero que leiam também!

2. Dom Casmurro - Machado de Assis

Existe uma áurea em volta desse livro, apesar de eu nunca tê-lo lido. Também está na minha estante e espero muito ler em breve. Dom Casmurro é narrado em primeira pessoa, cheio da metalinguagem, ironia e crítica social de Machado de Assis. O narrador, mais conhecido como Bentinho, vai contar a sua história de sua juventude e sua relação com a esposa a famosa Capitu.
Dom Casmurro foi adaptado para várias formas. A última adaptação foi a microssérie de 2008, "Capitu", escrita por Euclydes Marinho, com Maria Fernando Candido, como Capitu, e Michel Melamed, como Bentinho.


3. Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie

Em "Assassinato no Expresso do Oriente", vamos acompanhar o detetive Hercule Poirot investigando um assassinato dentro do lotado trem Expresso do Oriente. Quando o expresso é obrigado a parar por causa de uma nevasca no trajeto, acontece um assassinato e nós iremos acompanhar a resolução.
Na verdade, eu coloquei esse livro por ser o mais famoso da Agatha Christie(pelo menos, é o que eu ouço falar), só para dar um livro mesmo, porque eu acho que qualquer pessoa que gosta de policial deve ler Agatha Christie... E eu não li. Me julguem.

4. O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas

Todo mundo deve conhecer Alexandre Dumas de "Os Três Mosqueteiros", aquela história maravilhosa que preciso ler na versão integral. Em "O Conde de Monte Cristo", Edmond Dantés é um marinheiro preso injustamente. Na prisão ele conhece um clérigo que vem a morrer, e quando foi solto acaba por herdar a fortuna do clérigo. Com a nova condição social, Dantés começa a arquitetar seus planos de vingança contra aqueles que o puseram atrás das grades.
Para quem não sabe, "O Conde de Monte Cristo" inspirou a minha série do coração "Revenge", de Mike Kelley. A série conta a história de Amanda Clarke e como ela vai vingar a morte de seu pai que foi preso injustamente acusado de terrorismo. Nessa empreitada, ela troca de nome e vira Emily Thorne e se muda para a casa que morou na infância vizinha à grande Mansão Grayson da família que destruiu a sua vida.


5. Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski

Dostoiévski contou nesse livro a história do jovem estudante de Direito Raskólnikov e sua crise de consciência depois de um assassinato. Raskólnikov acreditava que o homem deveria quebrar algumas regras para evoluir. Seguindo seu pensamento, ele planeja e comete o assassínio de uma agiota, mas acaba também matando a irmã dela, fugindo do controle. A partir desse evento, o protagonista vai ter que passar a conviver com esse peso.

E existe também uma série da Fox e bebeu dessa fonte. A série "How to Get Away with Murder" narra, indo e voltando no tempo, a história de quatro jovens estudantes de Direito que acabam assassinando uma pessoa e precisam get away with murder (se safar do assassinato) e, para ficar melhor, um dos personagens, o Connor Walsh, cita o protagonista do livro com a frase que dá o título ao episódio "Hello, Raskolnikov".

6. Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien

Criada como sequência de "O Hobbit", a série também conhecida como "Trilogia do Anel" conta como Frodo, que possuía o Um Anel, anel poderoso criado por anões, decidiu ir atrás de Gandalf para saber dos poderes do objeto mágico. O anel não pode cair em mãos erradas, então o mago Gandalf promove uma sociedade, A Sociedade do Anel, feita a partir da união de várias raças da Terra-Média para destruir o Um Anel.
Eu já li "O Hobbit", então eu conheço a força que o Tolkien tem na fantasia. Além dele e da trilogia, Tolkien escreveu "O Silmarillion" e "Contos Inacabados" situados na Terra-Média. Para leitores de fantasia acho que é um dos livros/séries essenciais. Necessito!


7. 1984 - George Orwell


Para quem gosta de distopias, acho que "1984" deveria entrar na sua lista. Eu pesquisei algumas sinopses, mas tinha muito spoiler nelas. "Mas, Matheus, clássico não tem spoiler!" Pode ser uma verdade, mas eu queria saber o mínimo do enredo, então peguei a sinopse da edição da editora Companhia das Letras:
Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.'

Então, pessoal, se só te restasse esse dia, quais seriam os livros que você leria? Faltou alguns livros (óbvio), mas ninguém será esquecido por mim, estão todos nas wishlists e na minha cabeça. Acho que essa Bienal vai render um bom Book Haul.
Até segunda com mais um diário de D. Quixote!

Nenhum comentário:

Postar um comentário