segunda-feira, 6 de julho de 2015

[TAG] 7 EXAGERADAS Doses de Cazuza

Desde 1985 é ouvida nas rádios do Brasil afora a música "Exagerado", de Agenor de Miranda Araújo Neto, Ezequiel Neves e Leoni. Peraí, Matheus! Quem é esse tal de Agenor de Miranda Araújo Neto?
Se eu falasse Cazuza a comunicação teria sido melhor, né?! Óbvio! Obrigado, de nada!
Enfim, o importante é que essa música fez Cazuza iniciar com pé direito sua carreira solo e deixar essa música para a eternidade. Eu, que sou de 1997, adoro as músicas desse moço. Infelizmente o cantor e compositor nos deixou em 7 de julho de 1990 com 32 anos devido as complicações da AIDS! Então, galera, temos que nos proteger desse tipo de doença que é realmente devastadora.

A tag é a seguinte: nós do blog 7 Doses Literárias escolhemos 7 músicas do brilhante Cazuza e eu nesse post vou relacionar com livros. Espero que a homenagem seja válida e que o Cazuza em qualquer lugar que esteja goste da homenagem.

1 - Ideologia (Cazuza/Roberto Frejat):

Meus heróis 
morreram de overdose
Meus inimigos
estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver


Pelo nível trágico da música "Ideologia", só existe uma descrição: Um livro que você goste, mas seja trágico. E eu não pensei duas vezes em escolher o livro da vez: "Morte Súbita", da incrível J.K. Rowling. Com aquele final ele alcança o topo da tragédia da minha estante.


2 - Poema (Cazuza/Roberto Frejat):

Porque o passado me traz uma lembrança
Do tempo que eu era criança
E o medo era motivo de choro
Desculpa para um abraço ou um consolo


Só de ouvir essa música dá vontade de chorar... E exatamente por causa disso eu devo escolher um livro infantil que te emocione. Eu vou indicar a série "The 39 Clues", apesar do nome os livros estão na língua portuguesa sob esse título aí mesmo. Por ser escrito por vários autores cada um dos 10 livros da primeira série tem níveis de comoção diferentes, então tem livro que você vai rir, que você vai ficar comovido, que você vai ficar triste...
Vou fazer um post depois sobre essa série. Aguardem...


3 - Codinome Beija-Flor (Cazuza/Ezequiel Neves/ Reinaldo Arias):

Pra que usar de tanta educação
Pra destilar terceiras intenções
Desperdiçando o meu mel
Devagarzinho, flor em flor
Entre meus inimigos, Beija-Flor


Tinha escolhido outro casal, mas eu tinha percebido que aquilo não era um casal exatamente e então eles vão aparecer em outra pergunta da tag. Eu devo escolher um casal muito complicado e eu tive que escolher Miles e Samantha Mollison, do livro "Morte Súbita". A troca de farpas dos dois é algo interessante e Samantha é uma personagem bem icônica (se você leu, sabe do que estou falando).


4 - Eu preciso dizer que te amo (Dé/Bebel/Cazuza):

E eu nem sei em que horas dizer
Me dá um medo (que medo)

É que eu preciso dizer que te amo
Te ganhar ou perder sem engano
É que eu preciso dizer que te amo
Tanto


Agora é o casal que eu ia colocar na anterior. A descrição é a seguinte: A melhor relação de friendzone que você já encontrou... Enfim, eu ia escolher Gale e Katniss, mas eu achei muito óbvio e clichê e eu shippava esse casal e eu não costumo shippar.
Vocês que nos acompanham desde da outra plataforma: Eu havia dito que não citaria "Quem é Você, Alasca?" em outra tag, mas eu tive colocar a dupla Miles Halter e Alasca Young. Não suporto nenhum dos dois, mas é uma friendzone que eu ficava lendo e falando: "Alasca, não ilude o menino! Se tu gosta dele, fica com ele de uma vez!"




5 - O Tempo não Pára (Cazuza/Arnaldo Brandão): 

Eu vejo o futuro repetir  o passado
Eu vejo o museu de grandes novidades
O tempo não pára!
Não pára, não! Não pára!


Essa música que considero pacas e está no túmulo do Cazuza nos mandou escolher um livro tão repetitivo que causa revoltas. Eu escolhi "O Jogo do Ripper". Ser repetitivo não significa que seja ruim. "O Jogo de Ripper" é um livro policial que quer justificar o início e te aponta o método de raciocínio que você tem que ter para lê-lo. Para justificar a ideia do serial killer, Isabel Allende conta a rotina dos personagens principais, então tem bastante repetição. Desnecessária ou não? Não importa! Eu recomendo esse livro demais.



6 - Pro dia nascer feliz (Roberto Frejat/Cazuza):

Nadando contra a corrente
Só pra exercitar
Todo músculo sente
Me dê de presente o teu bis
Pro dia nascer feliz


Poderia ter escolhido "O Jogo de Ripper" para esse também, mas eu quis escolher diferente. Para essa música eu tive que escolher um livro que eu, leitor, tive que lutar para ler, mas eu não tinha nada para falar apenas sentir no final e esse livro é "O Chamado do Cuco". Eu tentei ler uma vez e parei no meio, depois eu decidi ler e (meu Deus), seja Robert Galbraith, seja J.K. Rowling, alguém está de parabéns.


7 - Exagerado (Cazuza/Ezequiel Neves/ Leoni):

Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar


Qual é o seu amor da estante? Eu tenho grandes amores nela, mas essa música pediu um livro que você largou tudo e até ficou com fome para ler. E imagina Réveillon. Imagina você e um livro. Imagina você, um livro e Réveillon, pessoas andando de um lado para o outro, rindo, gritando. Aconteceu isso enquanto eu lia "Fúria dos Reis", de George R. R. Martin. Eram as últimas páginas, não ia largá-lo nem por reza braba!


E aí, pessoal? Gostou da TAG inédita! Eu gostei bastante de respondê-la. Comenta, por favor! Compartilha com todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário